Procedimentos

GINECOMASTIA
Correção Mamas Masculinas

O aumento de volume das mamas no homem é conhecido como ginecomastia. A ginecomastia é caracterizada por excesso de gordura localizada, excesso de desenvolvimento do tecido glandular ou uma combinação de ambos: excesso de tecido adiposo e glandular. Pode ser unilateral ou bilateral.

Trata-se de uma alteração que costuma começar na puberdade por uma resposta anormal da glândula mamária aos estímulos hormonais normais da puberdade. Em alguns desses casos , pode ocorrer regressão espontânea. Quando a regressão não ocorre é indicada a cirurgia para diminuir o tamanho das mamas. Normalmente a cirurgia só deve ser realizada após cessar os estímulos hormonais da puberdade. Em casos de grave comprometimento psicológico pode ser feita durante a puberdade, mas haverá risco de continuidade do desenvolvimento da mama e nova cirurgia poderá ser necessária depois.

Existem outras causas de ginecomastia como: consumo excessivo de álcool, câncer, doenças do fígado e drogas como, por exemplo, anabolizantes esteroides ou corticoides. No entanto, a causa mais comum nos adultos é o sobrepeso ou a obesidade.

Após emagrecimento intenso o excesso de pele na região das mamas também pode determinar a necessidade de correção cirúrgica.

Procedimento:

Antes de se submeter à cirurgia, é importante a realização de exames diagnósticos para se determinar a causa subjacente da ginecomastia, entre eles, testes de avaliação endócrina.

O uso de drogas e medicamentos deve ser informado ao médico.

O procedimento cirúrgico consiste na remoção do tecido mamário e da gordura em excesso, seja com cirurgia direta, através da incisão na aréola, ou com lipoaspiração associada.

Opções de técnicas cirúrgicas:

-Apenas incisão e remoção do tecido mamário sem lipoescultura: indicada para os casos em que não há excesso de gordura.

-Lipoescultura local: indicada para os casos onde o aumento de volume das mamas é decorrente apenas de acúmulo gorduroso.

-Incisão na parte inferior da aréola + lipoescultura associada: indicada para os casos onde há moderado volume de gordura e tecido mamário (sem excesso de pele).

-incisão em toda a aréola+ lipoescultura: indicada para os casos onde há grande volume das mamas com excesso de gordura e pele.

A cirurgia é realizada com anestesia local com ou sem sedação e não há necessidade de internação.

A cicatriz em torno da aréola costuma ficar pouco visível e não compromete a estética do tórax masculino.