Consiste na retirada do excesso de pele e no tratamento das bolsas de gordura das pálpebras. Com o passar do tempo, a pele da região das pálpebras pode ficar flácida e aparecer bolsas de gordura e inchaço na região, fazendo com que o indivíduo pareça mais velho do que realmente é.
Os pacientes com excesso de pele nas pálpebras costumam elevar as sobrancelhas para conseguir enxergar melhor e, por isso, é comum a presença de rugas na região frontal como consequência dessa elevação, por isso tipo cirurgia de pálpebras, certa forma, previne as rugas em região frontal.
A idade em que se percebem essas alterações varia em função da hereditariedade, exposição ao sol, estresse ou fumo.
Essa cirurgia proporciona um rejuvenescimento associado a um olhar mais harmonioso e, de certa forma, pode prevenir as rugas da região frontal, pois, o excesso de pele na pálpebra superior gera um incômodo e involuntariamente ocorre uma contração do músculo frontal para elevar a sobrancelha e melhorar o ângulo da visão, porém, gera rugas na região frontal devido essa contração.
Outro tipo de alteração que pode ocorrer na região é o aspecto de “olho fundo” que é causado pela atrofia da gordura que envolve o globo ocular, havendo proeminência do osso frontal e da região orbitária, provocado pelo emagrecimento exagerado ou a regressão do tecido adiposo ocasionado pelo envelhecimento natural.
Procedimento:
É uma cirurgia realizada com anestesia local e sedação e alta no mesmo dia.
Para sua realização é necessário a avaliação do comprimento vertical das pálpebras superiores, as duas bolsas de gordura nas pálpebras superiores, as três bolsas de gordura nas pálpebras inferiores, as estruturas de sustentação das pálpebras inferiores e os supercílios.
É feito um corte que segue o contorno natural da pálpebra superior e uma pequena incisão abaixo da linha dos cílios (na pálpebra inferior). O excesso de pele e as bolsas de gordura são retirados. As cicatrizes são posicionadas em áreas encobertas pelo cabelo ou em áreas de pregas naturais dos olhos e nos cílios, ficando, normalmente, pouco perceptíveis.
Se houver necessidade da cirurgia de elevação do supercílio, ocorrerá associadamente melhora de toda a região com amenização das linhas de expressão exacerbadas. Ou seja, a cirurgia de elevação do supercílio pode promover também a melhora dos sulcos profundos da parte superior e lateral da testa ao mesmo tempo em que reposiciona o supercílio de forma mais estética para o paciente.
Se houver em conjunto a presença de rugas frontais (testa), pode ser recomendada a associação com outro tratamento estético, seja toxina botulínica, laser de CO2 fracionado ou mesmo a cirurgia plástica da face.
A cirurgia de pálpebras também pode beneficiar o campo visual se a pele da pálpebra superior estiver cobrindo parte do olho.
Se houver associação com “olho fundo” a intervenção consiste em projetar a gordura, sem retirada da pele.
Sendo assim, no geral, a cirurgia de pálpebras proporciona um rejuvenescimento facial e uma melhora na capacidade funcional de enxergar pela retirada do excesso de pele que cobre parte do olho.