Outubro Rosa

Bem estar / 08.10.19

Outubro Rosa. No mês de outubro é comemorado o Outubro Rosa, um movimento de adesão mundial que visa estimular a luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce.

Outubro Rosa

Antes de tudo, o câncer de mama é considerado a forma mais comum entre as mulheres e o segundo tipo com maior incidência no mundo. A conscientização é muito importante!

Sintomas

De acordo com o site Dr. Drauzio Varella, em geral, o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.

Diagnóstico

A mamografia é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico de certeza.

Recomendações

– Faça o autoexame das mamas mensalmente. Pois cerca de 90% dos tumores são detectados pela própria paciente;
– Procure o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos. Acima dos 40 anos, realize o exame anualmente;
– Não se esqueça de que a mamografia deve ser realizada todos os anos;
– Atenção: embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença. Como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos.